Os tipos e os benefícios dos sabonetes naturais

Sabonete artesanal



A glicerina é um composto incolor, inodoro e viscoso. É um bom solvente, absorve a umidade do ar, isto é, é higroscópico na natureza, tem efeito calmante sobre a pele quando diluído com água e é também conhecida para amacia-la. Estas são muitas das razões pelas quais a glicerina é tão amplamente utilizado em cosméticos.
Quais são os benefícios de usar sabonete de glicerina ?
Sendo a  Glicerina vegetal "umectante" excelente, ao deixarmos o sabonete em ambiente úmido, formam-se pérolas de água - prova do poder de atração de umidade. Quando colocamos a glicerina no sabão, fazemos dele um agente limpador extremamente suave, leve e hidratante.
Infelizmente para nós, a maioria das empresas de sabão remove grande parte da glicerina natural e a usa para fazer hidratantes, cremes e outros produtos de beleza caros. O sabão é frequentemente alterada pela adição de detergentes ou outros compostos químicos que, embora sejam de limpeza, tiram a pele de umidade e óleos. Ironicamente, as grandes empresas de sabão  vendem sabonetes detergentes que tiram essa umidade da pele e em seguida vendem o hidratante ou creme para reabastecê-la! Assim, não é de todo estranho que os usuários de sabão de glicerina descobrem que podem pular os hidratantes caros - porque sua pele nunca se sentiu melhor! Se você tem pele super sensível, você já deve ter ouvido que os dermatologistas recomendam sabonete de glicerina para seus pacientes, por isso mesmo. Ele é sedoso, de espuma de baixa, limpa suavemente  - exatamente da maneira que o sabão deve ser.


Qual é a diferença entre sabões e sabonetes de glicerina opacos?


"Sabonete de glicerina": o termo passou a significar o tipo de sabão que é claro ou transparente. Isso é um pouco equivocado. Na verdade, todo o sabão puro, verdadeiro, contém glicerina e  alguns são opacos e alguns são transparentes. Todos os sabonetes de glicerina começam como opacos, mas quando a glicerina é adicionado, tornam-se transparentes. Este passo adicional, de adição de glicerina vegetal  não só acrescenta ainda mais poder de hidratação como também faz também o sabão bem claro (que é realmente como mágica!).
O mundo está se movendo em um ritmo cada vez maior. Em particular, a proliferação de produtos químicos em nossos produtos e alimentos, bem como a escala das tecnologias de produção tem sido grande em produzir "sabão" para as massas. Estes sabonetes detergentes são baratos e limpos, mas a que custo?  Exposição a produtos químicos de produtos e à poluição do meio ambiente são um assalto à nossa imunidade e podem resultar em uma variedade de sintomas adversos, sensibilidades e doenças.





E os benefícios do sabonete artesanal?


A gama de produtos naturais, como óleos essenciais, é enorme e podem ajudar muito no tratamento de dores físicas e relaxar depois de um dia estressante de trabalho.

  • O sabonete artesanal normalmente é feito em pequenos lotes: assim sua frescura permanece intacta, beneficiando-nos mais do que o habitual barra de sabão.
  • Os óleos naturais em sabonetes artesanais, tais como óleo de jojoba ajudar a equilibrar a tez da pele.
  • Fragrâncias sintéticas são eliminadas do sabonete artesanal, e contêm fragrâncias de óleos essenciais naturais. Estes têm um efeito de aromaterapia grande que é relaxante para a mente e o corpo.
  • Estes óleos essenciais naturais também possuem propriedades antifúngicas e antibacterianas, que os tornam bons solventes para o corpo, e também são úteis para as pessoas com infecções da pele
  • A espuma que é criada com o uso de sabão comercial tem encontrado para causar graves danos ao meio ambiente, uma vez que contém diversos produtos químicos prejudiciais. Sabão orgânico, por outro lado é totalmente favorável ao meio ambiente e, portanto, usando-o na verdade você está fazendo um favor ao meio ambiente.

Algumas propriedades de produtos naturais usados no preparo de sabonetes terapêuticos são bem conhecidas, camomila é calmante, aloe vera (ou babosa) tem propriedades regeneradoras, curativas, umectantes e nutritivas.



E aí, prontas para usar produtos naturais ou inspirada para produzir os seus próprios?
  • ´É importante você conhecer quais os benefícios que alguns deles podem trazer para a sua pele, e para tanto a essência é muito importante. Veja abaixo alguns dos principais sabonetes artesanais e suas essências,  que podemos encontrar a venda em boas lojas do ramo:
    * Sabonete de Algas: As algas marinhas atuam no tratamento de emagrecimento e evitam a flacidez.
    *Sabonete de Argila: Limpa a pele do rosto e do corpo em profundidade. Elimina os pontos negros e trata a oleosidade da pele.
    *Sabonete de Anis: Excelente contra as agressões externas como frio, vento, sol, e poluição.
    *Sabonete de Alfazema: Anti-depressivo, calmante, suaviza a pele e hidrata. deve ser usado diariamente.
    * Sabonete de Karité: A semente de Karité é originária da África Central,  e tem propriedades nutrientes que eliminam as rugas da pele do rosto e do corpo. É um tratamento eficaz para peles desidratadas e para queimaduras da pele.
    * Sabonete de Mel: Acelera a regeneração da pele do rosto e do corpo se utilizado frequentemente.
    * Sabonete de Leite: Os extratos do leite hidratam a pele do rosto e do corpo, já Cleópatra tomava banho com leite para deixar a pele clara e macia.
    * Sabonete de Lavanda: Acalma a pele, excelente para a circulação sanguínea, dores musculares e atua como anti-depressivo.
    * Sabonete de Laranja: Tratam a acne, herpes, frieiras, tem propriedades desinfectante e contém vitamina C que rejuvenesce a pele e combate a celulite.
    * Sabonete de Côco: Excelente para peles extremamente secas e desidratadas, proporciona brilho e maciea à cútis.
    * Sabonete de Canela: Embora seja um excelente anti-séptico, qualquer sabonete, gel ou sais de banho com canela devem se utilizados em pouquissimas quantidade, dado que têm efeito de estimulante térmico, o que pode ocasionar aumento da temperatura corporal.
    * Sabonete de Camomila: Excelente para acalmar e te ruma excelente noite de sono, acalma peles irritadas.
    * Sabonete de Jasmim: Flor oriunda da Índia e Ásia, evita irritações na pele atenua o cansaço corporal e da cútis.
    * Sabonete de Manga: Deve ser usado diariamente para manter a pele do rosto e do corpo hidratada.
    * Sabonete de Morango: Refrescante, confere a pele maior luminosidade e maciez.
    * Sabonete de Pêssego: Confere a pele uma sensação de maciez e proporciona um brilho aveludado ao corpo.
    * Sabonete de Papaya: Excelente para peles desidratadas, amacia a pele, atenua rugas, e é anti-radicais livres.
    * Sabonete de Ylang Ylang: Afrodísiaco, combate a oleosidade da pele.
    * Sabonete de Madressilva: Suaviza a pele, acalma, bom para levantar o astral.
    * Sabonete de rosa: Limpa, tonifica, hidrata, acalma a pele, e transmite energia positiva á quem o utiliza.
    * Sabonete de Cupuaçu: Altamente hidratante, trata peles irritadas, tem alta capacidade de absorção de água, o que mantém a pele hidratada  por muito mais tempo.
    * Sabonete de Copaíba: combate às acnes e espinhas infectadas, erupções cutâneas, suaviza nódulos avermelhados ou infeccionados.
    * Sabonete de Açai: Rico em ácidos graxos essenciais, Ômega 3, 6 e 9, contém Vitamina C e Polifenóis, tem função anti-oxidante.
    * Sabonetes exfoliantes não devem ser utilizados diariamente mesmo que contenham qualquer uma das propriedades aromáticas acima, dado que os mesmos retiram da pele as células mortas, e o seu uso excessivo deixam a pele ressecada. Se a sua pele é oleosa ou contem impurezas que necessitem ser retiradas com o uso do sabonete exfoliante, utilize-o no máximo duas ou três vezes por semana.
Se você gostou da postagem e gostaria de  mais alguém veja, curta e compartilhe. Se você leu o nosso artigo até o final é porque você gostou então, escreva a sua opinião nos comentários e não esqueça de se inscrever em nossa lista de e-mails para ser o primeiro a receber nossos artigos. 

Até o próximo artigo! 

 Forte abraço!

Comentários

  1. Olá Criar & Arte, tubo bem? Sabia que pessoas comuns estão ganhando até R$8Mil por mês com fabricação de sabonetes artesanais?!
    Criamos um e-book com técnicas e receitas exclusivas para você começar do absoluto zero.
    Adquira AGORA o nosso E-BOOK e aprenda TUDO sobre Sabonetes Fitoterápicos, Aromatizados, Naturais, Para Tratamento de Acnes e muito mais!!!
    Acesse o link e aproveite: bit.ly/kitdesabotenesartesanais

    ResponderExcluir
  2. RECEITAS DE SABONETES ARTESANAIS
    https://realnaturalife.com/sabonetes-artesanais/

    ResponderExcluir
  3. Muito importante estas informações para mim que estou entrando agora no mundo da saboaria ob

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Opções de chá de panela que você pode fazer

Sabonete artesanal campeoes de venda